sexta-feira, 11 de julho de 2008

Gaúchos e braZileiros

(continua no próximo post...)

Quando pensei em te escrever acreditava que escreveria um baita texto. No entanto, quando comecei pensei que seria melhor um bem menor, de acordo com a capacidade que demostraste escrevendo, achei melhor não falar nada muito prolongado, prolixo, e sim um com significado mastigado, pois se eu tivesse no texto meia palavra do que eu realmente penso a teu respeito, e de muitos colunistas deste que tu chama de braZil, abandonarias a leitura na segunda linha, se já não o fizestes.
...
Técnicos gaúchos, pesquise algo a respeito, é uma dica, fica feio, sair dizendo o que vem na cabeça sem ao menos uma pesquisa, um profissional da área deve se dar ao luxo de, ao menos quando for aos pés, ler algo. Sobre história, por exemplo, para que não saia em público vomitando bobagens como dois bêbados em um boteco qualquer discutindo o último fla-flu. Mostrastes não entender nada de futebol, nada de história do futebol.
...
O Flu chegou em um lugar onde jamais esteve em cento e tantos anos de sua história (mas pra ti isso deve ser mérito da direção). Mano pegou o seu Timinho naquele estado, chegou a uma final de copa do braZil (mas deve ser méritos da grande direção, que a única coisa que conseguiu fazer além de comprar o título de 2005 foi afundar um time que não é time, é o projeto de uma torcida doentia). Felipão também deve ser um péssimo técnico (qual o último título mundial do teu país?), o Ronaldo agradece até hoje em público o fato de ter dado a volta por cima com a ajuda de um certo gaúcho. Falando em Ronaldo, o Cristiando Ronaldo, também disse que seu futebol chegou ao nível que chegou (objetivo, e não um "pedalador" sem sentido como vocês aí de cima adoram) graças ao gaúcho em questão, que também é tido como ídolo naquele país, pois o transformou em favorito nas competições, coisa que não acontecia. Qual técnico possui o único título brasileiro de forma invicta, tu sabes? Pelo jeito não.
...
Ler faz bem caro escritor brasileiro. Sei que modelo pra ti é Luxemburgo, aquele que afundou o Palmeiras, a Seleção Brasileira, o Santos, o Corinthians, o "Real Madrid" (esse se ergueu novamente apenas na temporada passada), e agora afundará o Palmeiras novamente. A propósito, esse técnico foi humilhado ano passado por um certo técnico Mano Menezes, na Libertadores, também eliminou o "seu" Muricy na mesma competição. Esqueceu a Copa de 2002 com Felipão, ou os títulos da América e do mundo do Flamengo de Carpegiane, ou do Grêmio de Espinoza e Felipão, o título da América do Palmeiras com o mesmo Felipão, os títulos nacionais de Ênio Andrade, Felipão, Tite, Valmir Louruz, o próprio Renato com o Fluminense e Cláudio Duarte.
...
Esqueceu de muita coisa. Esqueceu das duas Copas que Telê perdeu. Ignorou que Luxemburgo perdeu para o Sport antes do Mano Menezes, o mesmo acontecendo com Abel Braga. Fostes muito infeliz, apaixonado pela tua própria teoria esqueceu dos fatos. Mas esqueci, acho que não lestes até o fim. Assim, da próxima vez que escreveres, provarás de novo que não lestes nem ao ires aos pés, mas que sempre sai do banheiro com o texto pronto, e os dedos sujos.

Nenhum comentário: