segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Gre-Nal

...
Acredito que, desde que acompanho o futebol, pouco mais de 15 anos, jamais torci contra o principal rival do time que escolhi desde criança, ao contrário. Sou colorado, e, sempre que externo meu desejo em ver o Grêmio ganhar, sou criticado por torcedores do Inter, e! chamado de mentiroso por gremistas. Há uma questão bem simples, embora, de complexidade que muitos não entenderão, que! de início, é primária para entender como tenho o Grêmio, como segundo time do coração: Eu sou Gaúcho. Sou muito mais Gaúcho do que colorado. Amo a Terra onde nasci, me emociono com Ela, vibro e cerro os dentes para declarar meu amor pela minha pátria, o meu Rio Grande do Sul.
...
Então, vejamos motivos pelo qual eu deveria desejar ver o Tricolor Gaúcho desmoronando.
...
Eu deveria odiar o Grêmio, pois é um Gaúcho que vem do Rio Grande do Sul, representa essa Terra, e, mais, é da Capital. E o Inter?
...
Eu deveria odiar o Grêmio, pois tem a alma e a garra portenha. Cerra os dentes para enfrentar seus adversários, como quem diz que não está em campo para praticar um jogo, está em campo para ser um patriota. Leva a campo seu jeito galdério. Que, na peleja, defende um ideal, e não um interesse político/econômico. E o Inter? Não é igual?
...
Eu deveria mesmo, já que seus torcedores, antes de cada peleja, cantam, como quem está chorando sua mais gloriosa vitória, o hino Rio Grandense, de maneira sem igual na Terra. Todos os presentes no estádio, aos berros! para que "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra", abafando qualquer outro som emitido dentro da arena, arrepiante apenas de pensar. Diferente da torcida colorada?
...
Eu deveria torcer contra o Grêmio, pois é Campeão Brasileiro, fez o país, que lhe odeia! ajoelhar-se diante seus pés, não só uma vez. Também fez com que a América o visse, respeitasse, e depois o Mundo inteiro lhe disse: és o melhor. E? o Inter não?
...
Deveria secar o Grêmio, pois teve vestindo sua camisa grandes ídolos campeões, como Manga, Mário Sérgio, Mauro Galvão, Christian, Tinga, Gavilán, e tantos outros, que, certamente jamais vestiriam a camisa colorada. Não é mesmo? Jogadores que, ainda hoje, quando vestem a camisa, mesmo quando vindos de fora, mudam, falam de maneira diferente, vibram diferente de punhos e dentes cerrados como um orelhano "sustentando um ideal, sem sentir a marca quente, nem o peso do buçal".
...
Deveria mesmo, pois está sempre lutando contra o poder político dos times do centro desse país que odeia o Rio Grande do Sul. Pelejando sempre, dentro de campo, não só contra os 11 adversários, mas também contra os juizes, contra a entidade que organiza as competições, contra os meios de comunicação poderosos do país, que! as custas de patrocínios milionários, manipulam os resultados, roubam descaradamente através de órgãos legais paralelos de extrema parcialidade e aramados eternos. E? Nada?
...
Eu deveria odiar mesmo o Grêmio. Mas não vou, pois, o Grêmio é azul, e! assim como o vermelho, eu adoro o azul.
...

3 comentários:

romacof disse...

Os gritos só ecoam quando são jogados contra uma montanha, de fé, de irmandade, de honra, de valentia e de amor à verdadeira pátria. Os gritos jogados ao vazio não ecoam. O vazio da ignorância, da mesquinhez, da falta de visão, e do esquecimento de que se é gaúcho, é um abismo que nada tem do outro lado onde um grito pode ressoar. Esqueça a sensatez da massa burra. Não espere encontrar inteligência na obtusidade do torcedor "fundamentalisa". Ele não tem ouvidos para argumentações mais profundas, ou sentimentos pela terra, quando o assunto é futebol...ele apenas peida e baba.

Moises disse...

Belo texto James, mas essa de tu torcer pro Tricolor, conta outra heheheheeheheh

jaime maggi disse...

Mozéis, sabes, lá do escritório, que torço, desde sempre, por um grenal de 3 x 3 para entrar para história, é sabido que gosto de vancer um grenal (escrevo essa resposta após mais uma esse ano, a 4º - Dale D'Alessandrooo), mas quero muito um 3 X 3. abraço